Mostrar todos os artigos

Quando o sol está a sorrir, não há melhor local para se estar do que no exterior. No entanto, para os nossos familiares Idosos com mobilidade reduzida, problemas de saúde crónicos ou demência, pode ser necessário planeamento e criatividade para que consigam disfrutar do Verão em segurança.

Para quem vive com demência, passar tempo fora de casa durante o dia pode regular o "relógio biológico" ajudando a ter um sono com maior qualidade e minimizando os sintomas de sundowning (temática abordada brevemente) devido à diferença explícita entre dia e noite (exposição solar durante o dia e escuridão à noite).

Como organizar atividades para os mais velhos? De acordo com um estudo do jornal Telegraph muitos seniores não apreciam atividades especialmente desenhadas para Idosos porque as acham demasiado simplistas ou paternalistas. Envolva sempre o seu Idoso no planeamento e tenha a certeza que todas as atividades são centradas nos seus passatempos, memórias e interesses para que não se sinta forçado a realizá-las.

Agrupamos uma lista de divertidas atividades de exterior para os mais velhos para que todos, independentemente de capacidades e habilidades possam disfrutar ao máximo dos meses de calor.

Revisitar o Passado

Passear numa rua ou vila onde cresceram ou ir de férias para um local onde o Idoso passou muitos Verões pode encorajá-lo a falar do passado e partilhar memórias.

Desenhar ou pintar no exterior

Criar arte pode ser uma excelente atividade para Idosos com demência porque quando terminam experienciam um sentimento de realização, o que os ajuda a elevar os níveis de felicidade e autoestima. É importante escolher atividades de pintura simples mas não demasiado infantis que podem ser insultuosas ou aborrecidas. Pintar a Natureza que vê, por exemplo, é atingível por todos os níveis de habilidade e pintar no exterior é um bom passatempo enquanto se apanha um pouco de sol.

Jardinagem

A Jardinagem é uma atividade adaptável ao nível de condição de cada um, possibilitando o mínimo ou o máximo de esforço que se consiga realizar. Os pequenos vasos ou floreiras na varanda são de fácil manutenção e trazem imensa satisfação. Os jardins ou quintais maiores requerem maior atenção e esforço, mas estimulam a criatividade, requerem rotina e englobam variadas tarefas que ao serem realizadas trazem um sentimento de realização e pertença. Visitar um horto e escolher plantas e flores também ajuda a iniciar conversas e é uma boa forma de se manter ativo socialmente na comunidade.

Artesanato

Trabalhos de barro, macramé, madeira ou tecido são atividades divertidas e relaxantes que podem ser realizadas tanto no exterior como no interior e uma ótima opção para Idosos que recebem apoio em casa e podem não ter tanta mobilidade. Alguns grupos ou associações organizam sessões ou aulas também muito positivas para a socialização com pessoas que partilham os mesmos interesses e experiências.

Um passeio à beira-mar

Uma visita à praia ou passadiço nas dunas fornece uma variedade de estímulos sensoriais - o cheiro do mar salgado, os sons das ondas e a sensação da areia nos pés - benefícios enormes para o cérebro e corpo humano.

Um picnic com a família

Os convívios em família são um excelente medicamento natural contra a depressão e ansiedade. Há imensos parques populares com espaços perfeitos para picnics mas também o pode fazer em casa ou no jardim de um familiar se estiver preocupado com a mobilidade do Idoso, barulho e confusão dos espaços públicos.

Fazer parte de um clube

Quer seja só para si e para o seu Idoso ou caso convide outros a juntarem-se a vocês, uma reunião para discutirem interesses em comum é uma atividade muito enriquecedora. Falar de livros que leram recentemente ou novelas ou filmes que viram é uma atividade de partilha que mantém a mente ativa e ajuda a formar amizades. Muitas vezes as bibliotecas ou universidades sénior locais organizam eventos de clubes de leitura e outros para o público em geral. Aproveite!

Ajudar Animais no exterior

Patos, peixes e outros pequenos animais que partilham connosco muitos jardins e parques dependem da ajuda humana para sobreviver. Muitos animais podem ser alimentados no seu habitat juntando a natureza com a serenidade e uma boa dose de humor. Pode até fazer um jogo de identificar espécies e observar as suas rotinas. Pode também construir ou comprar pequenos comedouros e bebedouros para aves e instalar no seu quintal.

Organizar Álbuns

Sentar numa varanda, terraço ou jardim e organizar fotografias e recordações é ao mesmo tempo divertido e tem imensos benefícios para a saúde mental. Ver fotografias antigas apoia a estimulação da memória enquanto cortar e colar desenhos, flores e outras decorações ajuda as capacidades motoras e de coordenação. É também positivo uma vez que lhe permite aprender mais sobre a vida do Idoso, as suas experiências e interesses.

Se, por algum motivo, durante alguma destas atividades o Idoso se mostrar agitado ou desconfortável é importante acalmá-lo e mudar de cenário e/ou atividade.

Não se esqueça de manter o Idoso sempre hidratado e protegido dos raios solares agressivos com chapéu, óculos de sol e protetor solar.

Entre em contacto connosco

Os campos com * são de preenchimento obrigatório