Mostrar todos os artigos

Todos os dias somos bombardeados com ideias e conselhos sobre como envelhecer com qualidade e como ter um estilo de vida saudável. Cada vez mais nos preocupamos  com o nosso corpo e com a nossa mente. Então porque não ter em atenção também o estilo de vida dos nossos pais e dos nossos avós?

Está provado que o exercício físico tem muitos benefícios para a saúde na terceira idade. Para além de entretenimento para a mente e fortalecimento do corpo, ensina competências fundamentais para enfrentar diversas situações do dia-a-dia.

Deixamos-lhe aqui várias opções para que decida qual a que se adequa melhor ao estilo de vida do seu familiar idoso.

Fisioterapia ou Treino Personalizado

Muitas vezes recomendada pelos médicos com carácter temporário, a Fisioterapia pode ser uma arma contra a sedentariedade.
Para pessoas acamadas, para os que querem melhorar a sua mobilidade e fortalecer os seus músculos e articulações e para os que já não se sentem confiantes para desenvolver outro tipo de atividade.

Caminhadas

É a melhor opção  low-cost. Apenas 1 hora por dia reduz o risco de doença cardiovascular, melhora a coordenação motora e é um ótimo passo para ganhar algum ritmo antes de iniciar outras atividades.

Yoga e Pilates

Ao fazer Yoga e Pilates aposta na reeducação de postura, tonificação e recuperação da ligação entre o corpo e a mente, que muitas vezes se perde no processo de envelhecimento.

Artes Marciais

É extremamente importante não perder o equilíbrio corporal para prevenir as quedas. Recomendamos o Tai-chi, eleito pela Harvard Medical School como a melhor arte marcial para a terceira idade por ser uma mistura entre a arte marcial e a meditação.

Desportos não convencionais

Falamos do Boccia, da Vela e do CrossFit/Treino Funcional. Muito distintos e com públicos extremamente diversificados, estas modalidades têm em comum o facto de poderem ser adaptadas e individualizadas de forma a respeitar as capacidades de cada um.

Natação

Para além de aumentar a capacidade cardiorrespiratória e ajudar na manutenção de massa muscular, a atividade dentro de água é de baixo impacto, ou seja, não causa stress e tensão às articulações. Desta forma é talvez a mais conhecida e das mais completas.


Tenha sempre atenção para prevenir lesões: falar com o médico assistente sobre a atividade que pretende realizar, beber bastante água, usar calçado e roupa adequados e interromper a atividade caso sinta dor ou desconforto.


E se precisar de ajuda no Acompanhamento e Transporte do seu familiar lembre-se que os Cuidadores da Culsen® são a melhor opção para garantir esse apoio com segurança.

Entre em contacto connosco