Mostrar todos os artigos

As alterações de comportamento de uma pessoa com Alzheimer ou outro tipo de Demência são muito comuns. Desde alterações de humor, agressividade, reações exaltadas, acumulação de objetos e comportamentos repetitivos entre muitas outras. Hoje partilhamos algumas dicas para o ajudar a lidar com o Idoso com Demência.

A Demência é um resultado das alterações que ocorrem no cérebro e afetam as capacidades motoras, a memória, a personalidade e o humor. As alterações de comportamento podem ser desencadeadas por estas alterações mas também por mudanças no ambiente e na saúde ou por medicamentos que esteja a tomar.

Lembre-se sempre que, na maior parte das vezes, o comportamento não é deliberado.

A raiva e a agressividade são geralmente dirigidas contra os familiares e cuidadores porque estes estão mais próximos.

Dicas:

  1. Criar um ambiente tranquilo e sem stress, no qual a pessoa com Demência possa ter uma rotina familiar;
  2. Se um comportamento se tornar difícil, é melhor não tentar qualquer forma de contacto físico;
  3. Tente não levar o comportamento de forma pessoal;
  4. Tente não levantar a voz;
  5. Fale devagar, com uma voz calma e tranquilizadora;
  6. Tente não se sentir provocado ou envolver-se numa discussão.

Agressão e Reações Exaltadas

O comportamento agressivo é geralmente uma expressão de medo, raiva ou frustração. O comportamento exaltado como gritos, riso efusivo, pânico ou agressão física pode ser o resultado de:

  • Stress provocado pelas exigências excessivas da situação;
  • Frustração provocada por má interpretação das mensagens;
  • Necessidade de ajuste de medicação;
  • Outra doença subjacente

Tentar descobrir o que desencadeia um comportamento exaltado pode, por vezes, evitar o seu aparecimento.

Dicas:

  1. Trancar a porta pode evitar que a pessoa deambule, mas pode resultar num aumento da frustração;
  2. A atividade e exercício podem ajudar a prevenir algumas manifestações agressivas;
  3. Abordar a pessoa devagar e de modo a que ela consiga vê-lo integralmente pode ajudar. Explique o que vai acontecer com frases curtas e claras, tais como "Eu vou ajudá-lo a tirar o casaco". Isto pode evitar que a pessoa tenha a sensação de ser atacada e de manifestar agressividade como uma resposta de autodefesa;
  4. Verificar se o comportamento agressivo está relacionado com a obtenção de algo que a pessoa deseja. Se assim for, tentar antecipar as necessidades da pessoa pode ser uma ajuda.

Acumulação de coisas e/ou Sentimento de Perda

O Idoso pode andar frequentemente à procura de algo que acredita ter desaparecido e tende a acumular objetos de forma a garantir que estes não se perdem.

Os comportamentos de acumulação podem ser causados por:

  • Isolamento. Esta pode ser uma resposta comum ao sentimento de abandono ou negligência;
  • Memórias do passado. Eventos do presente podem evocar memórias do passado, como por exemplo ter vivido com irmãos que tiraram as suas coisas;
  • Perda. As pessoas com Demência perdem continuamente partes das suas vidas. Perder amigos, família, um papel significativo na vida, um rendimento e uma memória em que possam confiar, pode aumentar a necessidade da pessoa acumular objetos;
  • Medo. A pessoa pode querer guardar algo precioso e esquecer-se do sítio em que guardou o objeto e depois culpar outras pessoas de o terem roubado.

Dicas:

  1. Aprenda quais os lugares habituais onde a da pessoa guarda as coisas e, em primeiro lugar, procure os objetos em falta nesses sítios;
  2. Dê à pessoa uma gaveta com vários tipos de objetos para ela poder mexer, de modo a satisfazer a sua necessidade e estar ocupada;
  3. Certifique-se que a pessoa consegue encontrar o caminho, uma vez que a incapacidade de reconhecer o ambiente pode estar associada ao problema da acumulação.

Comportamento repetitivo

A pessoa com Demência pode afirmar ou perguntar as mesmas coisas vezes sem conta. Pode também tornar-se extremamente ligada a uma determinada pessoa , seguindo-o inclusivamente à casa de banho. Estes comportamentos podem ser muito perturbadores e irritantes.

O que tentar:

  1. Distrair a pessoa pode ser a solução. Em vez de explicar que o Idoso já fez a mesma pergunta muitas vezes, realize uma atividade favorita, pergunte se tem fome de algo específico ou prepare uma caminhada;
  2. Este comportamento pode ser o espelho de sentimentos retraídos. Fazer perguntas sobre o que a Pessoa com Demência pode estar a sentir pode ajudar a que se expresse melhor e com melhor clareza. Por exemplo: Quando um Idoso pergunta constantemente "O que é que tenho de fazer hoje?" isto pode indicar que a pessoa está a sentir-se perdida e incerta. Tente apaziguar o sentimento com um quadro afixado no frigorífico ou uma tabela com imagens sobre os planos para o dia - uma espécie de calendário semanal pode ajudar;
  3. Os movimentos repetitivos podem ser reduzidos, dando à pessoa outra coisa para fazer com as mãos tal como uma bola macia para apertar ou roupas para dobrar.

Quem pode ajudar

Discuta com o seu médico assistente as suas preocupações sobre as alterações do comportamento e o impacto que estas têm no Idoso e na família.

A Culsen® tem Cuidadores experientes que lidam diariamente com Idosos em processo demencial. Caso necessite de apoio, não hesite em contactar-nos.

Baseado e adaptado do texto Alterações de Comportamento - Alzheimer Portugal

Entre em contacto connosco