Chegou o Verão, as temperaturas sobem e segundo as previsões meteorológicas os próximos dias serão de bastante calor. Não se esqueça dos cuidados a ter com a exposição ao Sol, especialmente com os idosos. Manter o organismo hidratado e evitar a exposiçã o solar nos períodos de maior intensidade são os principais conselhos.
Como já referimos em anteriores publicações, a desidratação é um problema comum que atinge maioritariamente os mais velhos, uma vez que em idades avançadas a sensação de sede diminui. Por sso é indispensável incentivar o consumo de água, aproximadamente 2L por dia.
Uma forma de conseguir manter o idoso bem hidratado é preparando refeições ligeiras e pouco condimentadas, privilegiando o consumo de frutas e produtos hortícolas ao longo do dia, pois são alimentos que contêm um elevado teor de água. Evite os alimentos salgados e doces!
Em períodos de maior intensidade de calor (entre as 11h e as 16h30) procure realizar atividades e/ou tarefas com o idoso em ambientes frescos. Não se esqueça que é fundamental proteger a pele idoso com protetor solar, ainda que muitas vezes o céu esteja enublado os riscos de insolação são exatamente os mesmos.
A utilização de protetor solar, roupas leves e frescas e uma boa hidratação ao longo dia são cruciais para o bem-estar do idoso.
Não se esqueça:
Evitar a exposição ao sol no período de maior calor
Utilizar sempre o protetor solar e proteger sempre a cabeça com um chapéu e os olhos com óculos de sol
Privilegiar o consumo de frutas e legumes
Ingerir bastante água ao longo do dia, mesmo que não tenha sede!